A NOSSA HISTÓRIA

A Colmeia Vigilante surge em 2011, num contexto de incerteza e precariedade social e laboral. As condições económicas e financeiras do país originaram um acréscimo significativo da taxa de desemprego que foi incrementando um acentuado empobrecimento da nossa população em idade activa.

Este fenómeno teve como resultado uma enorme procura de ajuda da população junto das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, que, em 2002, tinham fundado o Núcleo dos Amigos das Irmãs F.M.M.

A dificuldade de resposta das irmãs e do Estado no apoio a estas famílias impulsionou, nos Amigos das Irmãs F.M.M., a criação, em 2011, do projecto: Colmeia Vigilante.
Desde a criação da Colmeia Vigilante e da identificação das necessidades das pessoas da nossa comunidade, que a Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda abraçou este projecto, contribuindo com um espaço que, não sendo o ideal, é o que nos tem permitido desenvolver o nosso trabalho ao longo dos anos.

A ASSOCIAÇÃO COLMEIA VIGILANTE
Em 2014, prestes a completarmos quatro anos ao serviço na comunidade, fizemos um balanço do nosso percurso e das actividades desenvolvidas: ao longo de 4 anos apoiámos mais de 170 pessoas, repartidas por mais de 60 famílias.
O facto de verificarmos que a nossa ajuda era tão necessária, levou-nos a repensar a nossa forma de estar, de acolher e a procurar uma forma a nossa actividade. É neste contexto que, a 13 de Outubro de 2014, criámos a Associação Colmeia.

Neste momento continuamos a trabalhar no espaço cedido pela Junta de Freguesia que permite que mais de 100 pessoas recebam as refeições e os alimentos que repartimos.